"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

terça-feira, 12 de maio de 2015

Desafios ambientais (1970 até os dias atuais)

Chaminés. Alfred Palmer


A atividade humana sempre afetou o meio ambiente natural, mas o surto de industrialização, urbanização e aumento populacional iniciado no começo do século XIX teve um impacto sem precedentes. Entre os efeitos visíveis, estão a poluição do ar e da água, a desertificação, o desmatamento e a extinção de plantas e animais. Menos visível até época mais recente, mas potencialmente mais grave do que todas as outras mudanças ambientais, é o aquecimento global.

* Industrialização. A industrialização trouxe muitos benefícios à sociedade humana, como oportunidade de emprego, melhor comunicação e um padrão de vida geralmente mais alto. Mas isso tem custo. A produção da energia que move a indústria, o consumo de produtos industrializados como os veículos motorizados e o descarte de resíduos domésticos e industriais levaram a um aumento maciço da poluição do ar e da água. Por exemplo, o aumento das emissões de enxofre e nitrogênio retorna à terra como chuva ácida, que prejudica árvores, vegetação natural, plantações e cardumes. A intensificação da agricultura, necessária para alimentar a crescente população urbana, transformou o habitat rural e pôs em risco plantas e animais.

* Crescimento populacional. A população global aumenta em cerca de 77 milhões de habitantes por ano. A grande densidade habitacional provoca mais poluição e maior destruição de habitats e consome mais recursos naturais. Embora hoje o crescimento da população dos países desenvolvidos seja muito mais lento do que no mundo em desenvolvimento, o povo desses países consome mais recursos per capita e, portanto, tem impacto ambiental maior do que o dos países subdesenvolvidos.

* Aquecimento global. Justificadamente, o maior desafio ambiental enfrentado pela raça humana no início do século XXI é o aquecimento global. Com base na tendência atual, muitos cientistas estimam que o aumento constante da temperatura média da superfície da Terra pode se tornar catastrófico para a sociedade humana e para grande parte da flora e da fauna do planeta. Os cientistas já observaram uma redução de 40% da espessura média do gelo do Ártico. Se o gelo polar continuar derretendo, pode haver uma elevação do nível do mar que inundaria muitas ilhas baixas e cidades litorâneas.

O aquecimento global é causado por uma camada de gases como o dióxido de carbono que, na atmosfera da Terra, absorve o calor dos raios do sol em um processo chamado de "efeito estufa". A maioria dos climatologistas acredita que a atividade humana é a principal força motriz por trás do aquecimento global. Desde a Revolução Industrial, os seres humanos queimaram uma quantidade imensa de combustíveis fósseis - carvão, petróleo e derivados - e aumentaram assim a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

* Cooperação internacional. Desde o final da década de 1960, há tentativas, em nível nacional e internacional, de proteger e conservar o meio ambiente. A primeira grande conferência global sobre o meio ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Um papel importante do PNUMA tem sido estimular o "desenvolvimento sustentável", ou seja, aumentar o padrão de vida sem destruir o meio ambiente.

Muitos acordos internacionais se seguiram à Conferência de Estocolmo, como a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas, em 1975, e a moratória de 1982 a toda caça comercial de baleias. Um dos tratados mais eficazes foi o Protocolo de Montreal, de 1987, sobre substâncias que destroem a fina camada de ozônio, na parte superior da atmosfera, que protege a Terra dos prejudiciais raios ultravioletas do sol. A Eco-92, no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, foi a maior reunião de líderes mundiais da história e produziu dois importantes tratados entre países que reduziriam voluntariamente as emissões de dióxido de carbono e outro exigindo que os países protegessem espécies e habitats ameaçados. Em 1997, ficou claro que as metas voluntárias de emissão especificadas na Eco-92 não seriam cumpridas. Outra conferência em Quioto, no Japão, chegou ao acordo de reduzir em 5% o nível de emissões entre 2008 e 2012, com relação aos altos índices de 1990. Os EUA estavam entre os países que se recusaram a ratificar o acordo, mas em 2005 ele já foi ratificado pelos 55 países exigidos e passou a ter força legal.  Ainda assim, muitos cientistas acreditam que as exigências do protocolo de Quioto são modestas demais para afetar o aquecimento global, mesmo que sejam cumpridas. Alguns afirmam que é necessário uma redução mínima de 60% das emissões para estabilizar o clima do planeta. Na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2011, em Durban, África do Sul, líderes mundiais concordaram em um acordo jurídico sobre a redução de emissões de carbono, para 2020. Muitos cientistas e grupos ambientais advertiram que este calendário era muito lento para evitar o aquecimento global de 2º C até 2050.

* O movimento verde. Na década de 1970, desenvolveu-se um poderoso movimento "verde" para pressionar os líderes políticos e aprovar leis que protegessem o meio ambiente. Entidades como Greenpeace e Friends of the Earth fizeram campanha por mudanças, às vezes usando confrontos não violentos como meio de chamar atenção para a destruição ambiental. Em muitos países, formaram-se partidos políticos verdes: o Partido Verde alemão chegou a participar do governo nacional em 1998. Nos anos 2000. o ambientalismo se tornou oficial, e a maioria dos grandes partidos políticos do mundo ocidental tem uma política forte de defesa do meio ambiente.

* Cronologia.

1970 Milhões se reúnem nos EUA no primeiro Dia da Terra.
1971 Fundação do Greenpeace.
1972 Formação do PNUMA.
1975 Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção.
1982 A Comissão Baleeira Internacional impõe uma moratória a toda a caça comercial de baleias.
1987 Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozônio.
1989 Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito.
1992 Conferência da ONU sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente (ECO-92) no Rio de Janeiro, Brasil.
1997 Negociado o Protocolo de Quioto.
1999 A população mundial chega a seis bilhões de pessoas.
2002 Rio + 10 ou Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Johannesburgo, na África do Sul.
2011 Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Durban,

WOOLF, Alex. Uma Nova História do Mundo. São Paulo: M. Books do Brasil, 2014. p. 294-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário