"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Inspecionando os campos para Nebamun

Afresco.  1350 a.C. Artistas desconhecidos.

Este fragmento de afresco foi adquirido pelo British Museum em 1821, junto com outros 10. Originalmente, eles faziam parte da decoração das paredes da capela votiva no túmulo de Nebamun, contador de grãos que trabalhava no templo de Amun, em Karnak, durante o reino de Amenhotep III (c. 1390 a.C. - 1352 a.C.). Nebamun era um funcionário de alta estirpe e aparece em um dos fragmentos supervisionando a contagem de gansos. Outros elementos da decoração da capela, que não sobreviveram, talvez o apresentassem supervisionando outras atividades rurais.


Neste fragmento, um velho agricultor, à esquerda da composição, está diante de dois funcionários que esperam sob uma figueira, com suas carruagens. A pedido de Nebamun, o agricultor inspeciona os campos, verificando seus limites. A seus pés, encontra-se uma pedra branca usada para a demarcação de fronteiras. O tratamento esquemático dos dois funcionários e das carruagens é típico da arte egípcia do período, mas o personagem mais idoso ganha uma incomum representação naturalista, fornecendo um contraponto visual muito marcante. Os demais fragmentos do túmulo incluem cenas de inspeção do gado, caça e aves nos pântanos, Nebamun recebendo oferendas de seu filho, banquetes e um belo jardim com um lago, supostamente do próprio Nebamun. Um fragmento mostra homens trazendo animais como oferendas, da mesma forma como seriam deixados na capela votiva para servirem de suprimento para o espírito do morto.

Craig G. Staff. Inspecionando os campos para Nebamun 1350 a.C. In: FARTHING, Stephen. (org.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 30-31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário