"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cinema e História: "A Guerra do Fogo"

Cena do filme "A Guerra do Fogo" [Diretor: Jean-Jacques Annaud, produção franco-canadense de 1981, 97 minutos]

Um dos raros filmes sobre a pré-história. Como o diretor se preocupou com a veracidade das informações, o filme permite discutir uma série de temas importantes. Um deles são as condições de sobrevivência do homem pré-histórico. Nesse aspecto o filme é muito violento: ameaças constantes representadas pelos animais, por outros grupos humanos, pelo frio e pela fome.

Outra discussão importante suscitada pelo filme é a da diversidade cultural e física entre os grupos humanos retratados. Um dos grupos envolvidos na luta pela posse do fogo é muito semelhante fisicamente ao homem atual, enquanto o outro tem o corpo coberto de pêlos. Neste aspecto o filme se mostra atualizado com as pesquisas científicas, que descartaram a ideia de uma evolução linear que iria do macaco ao homem. Hoje sabemos que, por exemplo, o Homo sapiens foi contemporâneo, por milênios, do Homo neanderthalensis.

As diferenças culturais são ainda mais evidentes: aparecem os que não possuem armas, outros com bordunas e um terceiro grupo que conhece o arco e a flecha. Uns moram em cavernas, outros já constroem as suas próprias habitações.

Outro aspecto importante do filme é o das trocas culturais entre grupos diferentes, mostrando que essas relações não precisam ser necessariamente marcadas pela violência. O fogo, objeto de disputa entre eles, exemplifica bem essa troca. Simbolicamente, é uma mulher que ensina ao homem de outro grupo como acender o fogo, quando ele se apagou. É a mulher que está sempre rindo no filme, parecendo indicar que as relações humanas são marcadas também pela cooperação e pela afetividade.

PEDRO, Antonio et alli. História do mundo ocidental. São Paulo: FTD, 2005. p. 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário